Adeus vida de escritório…
Pressão, reclamações, cobranças, stress… dentre outros fatores que assombram a vida de diversos profissionais que trabalham em um ambiente corporativo.
Mas talvez você não saiba de uma coisa: Todas essas dificuldades que encontramos no mundo corporativo fazem parte de um grande conjunto que eu chamo de RESPONSABILIDADE.
Não importa o seu ramo de atividade, se você trabalha em uma pequena/média/grande empresa, é free-lancer ou autônomo, você tem um papel a desenvolver e é de sua responsabilidade fazer um trabalho bem feito, afinal, o profissionalismo pode estar em qualquer profissão.
Nós temos hoje uma grande variedade de profissões no mercado, profissões que nossos pais nem sonhavam que existiriam (e ainda existirão profissões que ainda nem fazemos ideia), e a desenfreada evolução de nossa tecnologia possibilitou o nascimento de um novo perfil profissional, um profissional que se preocupa mais com seu bem estar e consegue enxergar um equilíbrio entre Lazer X Profissão. O que antes era considerado um TABÚ para muitos, hoje já é uma realidade.
Tipo home-office?
Li recentemente um artigo sobre Nômades Digitais em que eu achei muito interessante a forma como alguns profissionais usaram a internet, e seus benefícios, para melhorar sua qualidade de vida de uma forma sustentável, descartando completamente a antiga ideologia do “Sonho Americano”, ter sua casa, ter seu carro, sua esposa, dois filhos um cachorro e um trabalho em um escritório a 1000km de distância da sua casa…
A grande sacada é que profissionais que trabalham com internet são praticamente onipresentes, então não estão presos a uma rotina que os impeça de exercer outras atividades, como estudar, ler, passear com os filhos, ir à academia ou até investir em outros projetos.
Não é novidade para ninguém que a internet faz parte do nosso dia-a-dia, logo, a demanda por serviços digitais ainda não chegou a um teto e esse novo perfil de profissional remoto ainda tem muito espaço para crescer.
Trabalhe Duro!
Ninguém disse que seria fácil
Lembra quando eu estava falando sobre responsabilidade?
Esse será o seu maior diferencial, pois não importa o quanto você sabe, ou o quanto você é bom, nada disso te trará sustento se você não for um profissional responsável.
Os Free Lancers sabem bem como é isso: Trabalhar de dia, trabalhar de noite, recusar uma ida no bar com os amigos para entregar um trabalho, e muitas vezes também sacrificar um fim de semana ou outro.
Por outro lado, você terá a autonomia e a liberdade que muitos profissionais almejam, mas somente se você reconhecer e trilhar os caminhos certos.
Entendi… mas e agora?
Agora você irá fazer o seguinte, você vai correr atrás daquilo que você gosta, aquilo que você sempre quis fazer e vai fazer acontecer.
Apesar do Google ser a empresa mais influente em tecnologia e informação do planeta, muitas pessoas ainda menosprezam seu potencial e não o utilizam de uma forma construtiva. (da pra entender?)
Então, se você tem condição de ler este post, provavelmente você tem condição de fazer algumas pesquisas no Google, suas respostas estão todas lá, é só saber procurar.
Seja curioso, pesquise fóruns, artigos e dados de mercado relacionados a um negócio que você tenha interesse e (pelo amor de Deus) visite o SEBRAE.
80% dos serviços do SEBRAE são GRATUITOS e direcionados à qualquer empreendedor, e dão todo o suporte que você precisa para viabilizar o seu negócio.
Concluindo…
Se você tem um sonho, não tenha medo de persegui-lo. Busque os aliados certos e o conhecimento necessário, pois conhecimento é poder, e (Parafraseando o Tio Ben) “com grandes poderes vem grandes responsabilidades”. 😉
Bons negócios!